Amazonas entra em alerta Laranja, podendo registrar chuvas intensas até a terça-feira

O alerta laranja significa “perigo” em uma escala de severidade para o evento meteorológico

O Amazonas está em alerta laranja – perigo – para chuvas intensas entre hoje (18) e amanhã (19). O aviso de chuvas volumosas para a região foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta segunda-feira (18). Outra porção menor do estado se encontra em alerta amarelo também para chuvas.  

Segundo a meteorologista do Inmet, Andrea Ramos, o alerta laranja significa “perigo” em uma escala de severidade para o evento meteorológico. A meteorologista explica que este alerta é emitido para chuvas acima de 30 milímetros, podendo chegar até acima de 60 mm no acumulado diário. 

“É um alerta também para ventos intensos, aqueles ventos acima de 60km/h. Tem riscos de cortes de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas”, disse a meteorologista.

Já o alerta amarelo se concentra em algumas áreas das regiões Sul, Norte e Nordeste do Amazonas. Segundo Andrea, o alerta amarelo significa “perigo potencial”, e é um aviso para possibilidade de chuvas acima de 20 milímetros e rajadas de vento acima de 40km/h. “Tem baixo risco de corte de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Esse aviso também começou hoje e vai até amanhã, às 10h”, disse a meteorologista.

A ocorrência de chuvas, conforme a meteorologista, está ligada ao deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que favorece a ocorrência de chuvas, associado ao calor e a umidade da região, o que contribui ainda mais para as chuvas volumosas.

Por A Crítica

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias
Categorias

Subscribe our newsletter

Purus ut praesent facilisi dictumst sollicitudin cubilia ridiculus.