Conselheira do TCE-AM denuncia que foi chamada de ‘safada’ e ‘cachorra’ por colega do tribunal

Segundo Yara Lins, agressões ocorreram durante a eleição que definiu o retorno dela à presidência do TCE-AM.

Foto: Reprodução

Primeira mulher a assumir o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) há seis anos, a conselheira Yara Lins denunciou, nesta sexta-feira (6), que sofreu agressão de um colega durante a eleição que definiu o retornou dela à presidência do órgão. Segundo Yara, um colega conselheiro a chamou de “safada” e “cachorra”.

Nesta sexta-feira, a conselheira convidou os jornalistas para um coletiva, na Delegacia Geral do Amazonas, onde denunciou o caso à Polícia Civil. “Eu agradeço a imprensa que está aqui, convoquei essa coletiva. Eu sou a conselheira Yara Lins, mas neste momento não está a conselheira e sim uma mulher”, disse.

Há seis anos, Yara Lins, de 66 anos, foi a primeira mulher a assumir a presidência do Tribunal de Contas do Amazonas. Na terça-feira (3), ela foi eleita, por 5 votos a 2, para voltar ao comando da Corte pelos próximos dois anos (biênio 2024-2025).

Nesta sexta, a conselheira afirmou que sofreu misoginia durante a votação que definiu o retorno dela à presidência do órgão. “Fui cumprimentar o conselheiro Ari com um “bom dia”, e ele me respondeu, ‘bom dia nada sua safada, cachorra’, e me ameaçou”, disse.

De acordo com a conselheira, depois de sofrer as agressões verbais, ela ficou paralisada. “E passei a mão no rosto dele e disse: “você é um infeliz, por isso sofre tanto””, afirmou.

Única mulher conselheira, Yara Lins disse que relutou em fazer a denúncia. “Mas eu não poderia me acovardar”, disse.

Nova presidência

Yara Lins foi eleita presidente e o conselheiro Luis Fabian, de 43 anos, vice-presidente eleito. A posse dos dois conselheiros, que comandarão o tribunal nos próximos dois anos, acontecerá até o dia 15 de dezembro.

Por G1 Amazonas

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias
Categorias

Subscribe our newsletter

Purus ut praesent facilisi dictumst sollicitudin cubilia ridiculus.