carga apreendida foi doada para a comunidade Indígena São Francisco do Chaviana.
O Ibama, com o apoio da Fundação Nacional do Indio (Funai), apreendeu 380 quilos de peixes protegidos pelo período de defeso, durante uma operação em Beruri, no interior do Amazonas.
Na ação, a equipe vistoriou embarcações e flutuantes. Em uma das abordagens, uma embarcação foi flagrada transportando diversas espécieis.
Segundo o Ibama, foram aprendidos 150 quilos de surubim, 80 quilos de aruanã, 50 quilos de tambaqui e 100 quilos de pacu.
A carga apreendida foi doada para a comunidade Indígena São Francisco do Chaviana. Já o dono do barco foi multado em R$ 10 mil e teve a embarcacão apreendida pelo Ibama.
“Essas ações de fiscalização tem se intensificado devido ao forte período de estiagem que acontece no Amazonas, onde tais espécies estão cada vez mais vulneráveis a pesca predatória”, disse o órgão.
A previsão é de que as operações de fiscalização continuem até o término do período defeso, que segundo o Ibama é:
- De 1º de outubro a 31 de março, para a pesca do tambaqui.
- E de 15 de novembro a 15 de março, para a pesca da matrinxã, surubim, pirapitinga, sardinha, pacu, caparari, aruanã e mapará.
- Quanto ao pirarucu, a pesca é proibida o ano todo, sendo permitida somente em áreas manejadas com autorização do Ibama.
Por g1 Am