Governo do AM inaugura sala de monitoramento de Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar

Foto: Lucas Silva/Secom

O Governo do Amazonas inaugurou, nesta quinta-feira (20) a sala de monitoramento do Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar (Nise). O espaço reúne as equipes técnicas e operacionais das Secretarias de Educação e de Segurança Pública, que atuam no monitoramento e prevenção de ameaças às unidades de ensino.

Além dos profissionais da Secretaria de Estado da Educação, a ação envolve as forças de segurança e outras secretarias ligadas das áreas da Saúde, Assistência Social e Cidadania.

Em 10 dias, até as 14h desta quinta-feira, o núcleo segurança identificou e apreendeu 83 adolescentes suspeitos de envolvimento em ameaças contra unidades de ensino, sendo 43 na capital e outros 40 no interior do estado. Segundo o governo, trabalho integrado evitou 56 possíveis ocorrências nas escolas.

A sala conta com sistema de geoprocessamento, a fim de identificar e mapear as regiões e zonas críticas para, assim, detectar e dar seguimento à conclusão dos casos de forma mais célere, estreitando ainda mais a relação entre educação e segurança pública, em prol do bem-estar de toda a comunidade escolar.

Nise

Instituído por meio da Portaria GS nº 311, de 10 de abril de 2023, publicada no Diário Oficial do Estado do Amazonas (DOE), o Nise tem como objetivo adotar medidas de segurança para inibir ataques e crimes de ameaça, racismo, bullying, ciberbullying, tráfico de entorpecentes e quaisquer outras ações que se configurem em transgressões no interior das escolas contra estudantes, profissionais da educação, bem como contra a estrutura das unidades da rede estadual de ensino.

O Nise é composto por dez profissionais da Secretaria de Educação e SSP, com a participação das Polícias Civil e Militar e da Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai); e é coordenado pelo delegado da Polícia Civil, Denis Pinho.

O núcleo integra o plano de ações do Comitê Interinstitucional de Proteção, Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar. Além da Educação, estão no comitê as Secretarias de Estado de Educação e Desporto, de Governo (Segov) e de Segurança Pública (SSP), por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai); e as Polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros.

Também participam a Casa Civil, Casa Militar e Secretarias de Estado de Assistência Social (Seas), Justiça e Direitos Humanos (Sejusc), Saúde (SES) e de Comunicação (Secom), além da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

O núcleo também conta com um canal direto para denúncias, com garantia da preservação do sigilo das informações do denunciante, via e-mail: escolasegura@seduc.net, e pelos números 190, 181 e (92) 99414-0480.

Com a estrutura física, o espaço também estará apto a atender presencialmente.

Por G1 Amazonas

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias
Categorias

Subscribe our newsletter

Purus ut praesent facilisi dictumst sollicitudin cubilia ridiculus.