Governo do Amazonas institui Dia Estadual de Ciência, Tecnologia, Comunicação, Informática e Inovação

A data passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado do Amazonas

O governador Wilson Lima sancionou a Lei 6.942/2024, que institui o Dia Estadual de Ciência, Tecnologia, Comunicação, Informática e Inovação. A data será comemorada anualmente, no dia 8 de julho, promovendo o reconhecimento e a valorização dessas áreas fundamentais para o desenvolvimento do estado. A lei foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do Estado do Amazonas (DOE) no dia 26 de junho.

De acordo com o secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sedecti, Jeibi Medeiros, a iniciativa visa incentivar a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a inovação, essenciais para a competitividade e o crescimento sustentável da região. Além disso, a lei busca fomentar a comunicação e a informática como pilares importantes na disseminação de conhecimento e na modernização dos serviços públicos e privados.

“A criação deste dia especial é um passo significativo para reforçar nosso compromisso com a ciência e a tecnologia, áreas vitais para o progresso e a qualidade de vida da nossa população. É um avanço no reconhecimento e apoio às iniciativas de inovação e tecnologia, contribuindo para posicionar o estado como um polo de referência nesses setores”, destacou Jeibi.

A partir da promulgação, o Dia Estadual de Ciência, Tecnologia, Comunicação, Informática e Inovação passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado do Amazonas.

As entidades públicas e privadas poderão realizar eventos com a finalidade de incentivar, divulgar e destacar a importância das áreas envolvidas. Entre as ações previstas estão o fortalecimento do debate sobre ciência e tecnologia, a promoção de eventos e congressos, a difusão de orientações e informações e a produção de projetos de pesquisa e inovação.

Nesta terça-feira (09/07), no auditório da Sedecti, ocorrerá um evento importante: a reativação do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Conecti). O Conecti tem por finalidade propor diretrizes para a formulação de políticas públicas e promover a articulação e o debate dos diferentes níveis de governo junto à sociedade civil organizada para colaborar com o desenvolvimento e o fomento das atividades de CT&I no estado.

Por Agência Amazonas

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias
Categorias

Subscribe our newsletter

Purus ut praesent facilisi dictumst sollicitudin cubilia ridiculus.