Norte do Brasil deve registrar temperaturas acima de 40°C nos próximos 15 dias, alerta Inmet

No domingo, site MetSul já havia emitido um alerta sobre as altas temperaturas das próximas semanas. As altas temperaturas podem afetar a saúde com o risco de insolação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta segunda-feira (18) um alerta para forte onda de calor para os próximos 15 dias em todo o Brasil. Para a região norte está prevista temperaturas máximas acima dos 40°C. Segundo o órgão, esse aviso “é emitido quando as temperaturas, neste caso, especialmente, as máximas, excedem em pelo menos 5°C média histórica do período”.

Neste domingo (17) o site MetSul já havia emitido um alerta sobre as altas temperaturas das próximas semanas. “Serão vários estados em que o calor será muito intenso a extremo. A massa de ar quente vai afetar com força e marcas perto ou acima de 40°C, por exemplo, o Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão”.

As altas temperaturas podem afetar a saúde com o risco de insolação. “Vale ressaltar que os índices de calor se tornam mais críticos sob condições de umidade elevada, pois o organismo humano tem mais dificuldade de regular sua temperatura em situação persistente de calor úmido”, afirmou o Inmet.

Próximos dias

De acordo com a previsão do site Clima Tempo nos dias 24, 25, 26 e 27 de setembro não haverá chuva em Manaus, sol entre nuvens, umidade  entre 22% e 70% e temperaturas mínima de 25°C e máximas de 39°C. 

Nessa terça-feira (19) e na quarta-feira (20) a cidade terá sol entre nuvens, com 90% de chance de chover 5 milímetros pela tarde e tempo aberto a noite, com a temperaturas na casa mínima de 27°C e máxima de 37°C. 

(Imagem: MetSul)

Já nos dias 21, 22 e 23 de setembro, ainda conforme previsão da plataforma, o sol aparecerá com algumas nuvens, 80% de chuva rápida (10 milímetros) durante o dia e a noite, umidade no ar entre 30% e 80%, e temperaturas que irão variar entre 27°C (mínima) e 35°C (máxima).

Fonte: A Critica

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *