Operação Sabre resulta na apreensão de quase três toneladas de eletrônicos roubados no Rio Solimões

Os equipamentos estão avaliados em R$ 2 milhões. Duas pessoas foram presas e um adolescente apreendido

Amaury Ambrósio da Silva e Victor Nascimento de Souza foram presos e um adolescente foi apreendido durante a Operação Sabre, deflagrada na manhã desta quarta-feira (7), em Manaus. Quase três toneladas de equipamentos eletrônicos foram apreendidos.

De acordo com o delegado Cícero Túlio, titular do 1° Distrito Integrado de Polícia (DIP), responsável pela operação, o material apreendido é fruto de roubos no Rio Solimões e é avaliado em R$ 2 milhões. A dupla foi presa e o adolescente apreendido na Avenida Torquato Tapajós, quando transportava a carga em um caminhão da Defesa Civil do município de Itacoatiara.

“A operação faz parte de uma investigação de uma organização criminosa de piratas dos rios, que atuava nas águas dos rios Amazonas, Negro e Solimões. Na madrugada de terça-feira (6), soubemos do ataque desse grupo a um transporte de monitores de computadores e então passamos a monitorar o grupo, conseguindo a prisão na madrugada de hoje”, explicou o delegado.

Ainda conforme o delegado, um dos presos é proprietário do caminhão cedido para a Defesa Civil de Itacoatiara, onde ele confessou ter um contrato com a prefeitura e que utilizava os veículos para cometer o crime e não levantar suspeitas.

“Ainda não descartamos outras pessoas do mesmo município e de outros, envolvidas nesse esquema, que é bastante organizado, já que essa carga roubada foi transferida para duas embarcações e depois, na região metropolitana de Manaus, passada para esse caminhão, onde esse proprietário era responsável pela logística de trazer a carga para a capital e assim distribuir para o mercado negro”, acrescentou Cícero Túlio.

Ainda no ato da prisão, a equipe do 1° Distrito Integrado de Polícia também apreendeu em posse da dupla e do adolescente uma submetralhadora de fabricação artesanal de 9mm. A carga roubada teria como destino legal os estados do Pará e, posteriormente, São Paulo.

Amaury e Victor vão responder pelos crimes de roubo majorado, associação criminosa, porte de arma de fogo de uso restrito e corrupção de menores. O adolescente responderá pelos crimes análogos aos três primeiros crimes citados anteriormente.

Por meio de nota, a Defesa Civil de Itacoatiara negou que o caminhã pretencesse à Prefeitura do município. Confira a nota na íntegra:

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *