Ocorrência mobilizou equipes de saúde para transferência de pacientes da UTI e afetou o atendimento na unidade, que permanece em operação com restrições
Desde as 3h da madrugada deste sábado (17), o Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo, na zona leste de Manaus, enfrenta uma interrupção no fornecimento de energia elétrica. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), a causa foi uma tentativa de furto da fiação elétrica da unidade. Um suspeito teria sido eletrocutado durante a tentativa de furto. Não há informações sobre o estado de saúde dele.
A situação mobilizou equipes da unidade para garantir a continuidade do atendimento, especialmente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde pacientes começaram a ser transferidos para outros hospitais da capital como medida preventiva.
Profissionais da saúde e acompanhantes de pacientes relataram dificuldades com o funcionamento de equipamentos, além de impactos nas enfermarias. A mobilização para manter a estabilidade dos pacientes inclui esforços adicionais de médicos e enfermeiros. Também foram registrados transtornos causados pela paralisação de bebedouros e pela elevação da temperatura nos corredores da unidade, além da limitação no abastecimento de água.
A reportagem entrou em contato com o Governo do Amazonas para saber quais providências estão sendo adotadas para restabelecer o serviço de energia e assegurar a normalidade do atendimento, mas até o momento não houve retorno.