Rio Amazonas registra subida por três dias seguidos na região de Iquitos, no Peru

Nesta sexta-feira (27) as águas marcam 75 metros e 37 centímetros, um aumento de 19 centímetros desde a quarta-feira (23), dia em que o rio estava na marca de 75 metros e 18 centímetros

O rio Amazonas, na região de Iquitos no Peru, registrou subida por três dias seguidos. Nesta sexta-feira (27) as águas marcam 75 metros e 37 centímetros, um aumento de 19 centímetros desde a quarta-feira (23), dia em que o rio estava na marca de 75 metros e 18 centímetros. Desde o dia 18 de setembro registrada uma média de -7 centímetros de queda. Os dados são da Praticagem dos Rios Ocidentais da Amazônia (Proa).

De acordo como boletim desta sexta-feira (27) da Companhia de Pesquisa em Recursos Minerais – Serviço Geológico do Brasil (CPRM-SGB), “o rio Amazonas segue em recessão, apresentando nos últimos dias descidas médias diárias na ordem de 18 cm em Itacoatiara, 16 cm em Parintins e 17 cm em Óbidos, registrando níveis muito baixos para o período nestas estações”.

O rio Negro está na cota de 13 metros e 73 centímetros e fecha a semana com -76 centímetros. As águas iniciaram a semana na marca de 14 metros e 49 centímetros. Conforme o documento do CPRM-SGB, “em Manaus, o Negro aponta descidas diárias médias de 19 cm e os níveis registrados nos últimos dias são considerados os menores para o mês de setembro da série de dados deste posto”.

A seca do rio Negro é a quarta maior do Amazonas e atrás dos anos 1963 (13.64m), 2010 (13.63m) e 2023 (12.70m). Desde o inicio da vazante em junho as águas desceram 13 metros e 12 centímetros. “Nesta semana, o rio Negro desceu uma média diária de 7 cm em São Gabriel da Cachoeira e Barcelos, já em Tapuruquara manteve os declínios na ordem de 9 cm (…) O fim da vazante não apresenta um período preferencial, podendo ocorrer entre outubro e janeiro do próximo ano”, informou o CPRM-SGB.

Por A Crítica

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias
Categorias

Subscribe our newsletter

Purus ut praesent facilisi dictumst sollicitudin cubilia ridiculus.