Temporada de cruzeiros, que ocorre de novembro a maio, recebe mais de 26 mil cruzeiristas
O navio Azamara Quest é o segundo a aportar em Manaus trazendo turistas internacionais para a temporada de cruzeiros 2023/2024 com estimativa de injetar na economia local mais de R$ 3,5 milhões. O receptivo do Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), nesta sexta-feira (24/11), deu aos mais de mil passageiros e tripulantes a calorosa boas-vindas antes dos passeios e visitas aos atrativos turísticos da capital amazonense.
Para o presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, a consolidação do Amazonas como destino turístico internacional de cruzeiros, garante não só Manaus, como Parintins e os demais municípios e comunidades na rota dos navios, um reforço financeiro que gera emprego e renda com a vocação natural das cidades amazônidas.
“Nesta temporada, que começa agora no final de 2023 e segue até maio do ano que vem, o Amazonas aguarda mais de 26 mil turistas nos 18 navios de cruzeiro previstos para aportar em cidades do Amazonas. Esse fluxo deve injetar mais de R$ 3,5 milhões na economia desses municípios e comunidades que faturam em moeda internacional.”, comenta Ribeiro.
Ian Ribeiro ressalta que além do receptivo, a Amazonastur também realiza ações de ordenamento e fiscalização dos prestadores de serviços turísticos para atender aos turistas que desembarcam.
O presidente reforça o investimento feito pelo governo do estado em promover o Amazonas internacionalmente como destino turístico. “Somos o governo que mais investiu no turismo na história do Amazonas, com várias ações, vários projetos. A meta do governador é mostrar que temos um turismo sustentável e em harmonia com o meio ambiente”, afirma o presidente.
Em dezembro estão previstos para aportar em Manaus os navios Zaandam, Viking Sea, MS Sirena e MS Seven Seas Mariner com mais de 6 mil turistas.
Por A Crítica