O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi submetido, na manhã dessa quinta-feira (12/12), a um procedimento cirúrgico para complementar a drenagem de uma hemorragia intracraniana. Segundo o médico Roberto Kalil Filho, Lula está acordado e conversando.
A nova cirurgia consiste na embolização da artéria meníngea média, ou seja, um procedimento pouco invasivo que bloqueia o fluxo sanguíneo em áreas específicas do cérebro. Ela irá complementar a cirurgia feita por Lula na segunda-feira (9/12) para conter uma hemorragia intracraniana.
O presidente, que estava em Brasília, foi transferido às pressas para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, após apresentar dores de cabeça e sonolência associadas a um acidente doméstico ocorrido em outubro.
Na primeira intervenção médica, Lula passou por um procedimento de trepanação, em que são feitas pequenas perfurações do crânio. Segundo os médicos que acompanham o caso, o presidente se recupera bem do procedimento e chegou a receber visitas de familiares na quarta-feira (11/11).
A internação do presidente acontece em meio a discussões sobre uma possível reforma ministerial e aprovação de emendas parlamentares para o orçamento de 2025.
Por Metrópoles