Abertura de pequenos negócios tem aumento de 62% no Amazonas

MEIs foram os principais responsáveis pelo aumento, registrado entre 2019 e 2022

Sebrae-AM/divulgação

Relatório técnico elaborado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)  e divulgado nesta semana pela instituição registra o aumento de 62,2% no número de pequenos negócios abertos no Amazonas. 

Os dados correspondem ao período de 2019 a 2022, contabilizando empresas de Microempreendedor Individual (MEI), Microempreendedor (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP). O estudo é realizado com base no CNPJ,  por meio do convênio entre o Sebrae Nacional e a Receita Federal.

De acordo com o estudo, em 2019 o Estado registrou 14.111 negócios abertos, envolvendo MEIs, ME e EPP. Em 2022, o número chegou a 22.893. Comércio e Serviços foram os setores mais catalogados no Amazonas, conforme os dados do relatório. 

No segundo trimestre de 2023, o país registrou a abertura total de 954.553 novos Pequenos Negócios. O Amazonas fechou no mesmo período com 21.866, sendo maior número em destaque para os MEIs, com 17.483. 

O documento atribui o crescimento aos processos de transformações tecnológicas nos últimos anos, que facilitaram a abertura de empresas no País. A utilização do meio digital é um dos principais fatores nessa mudança, como é o caso do registro de MEI, que é realizado integralmente pela internet.

Por A Critica

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias
Categorias

Subscribe our newsletter

Purus ut praesent facilisi dictumst sollicitudin cubilia ridiculus.