Até o momento nenhuma das instituições de ensino informou se retomam as atividades presenciais nas respectivas unidades na sexta-feira (13), uma vez que na quinta-feira (12) é feriado nacional

O Instituto Federal do Amazonas (Ifam) suspendeu nesta quarta-feira (11) as atividades acadêmicas presenciais do período noturno e também antecipou o encerramento no período diurno em virtude da qualidade do ar deteriorada pela fumaça que assola Manaus desde as primeiras horas do dia. A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) também suspenderam as aulas.
A ordem de serviço (OS) nº 143 assinada pelo reitor em exercício do Ifam, Paulo Henrique Rocha Aride, determina ainda que as aulas no período noturno devem ser realizadas de maneira remota e recomenda que os discentes, docentes e demais servidores da instituição utilizem máscara de proteção individual numa tentativa de resguardar a saúde da fumaça proveniente de focos de queimada.
Suspensões
O comunicado da UEA sobre a suspensão das atividades foi publicado na tarde desta quarta-feira (11). “Em razão das condições insalubres do ar que assolam a cidade de Manaus, com fumaça devido às queimadas, dificultando a respiração e, consequentemente, o bem-estar dos servidores, conforme documento em anexo, vimos por meio deste informar que estão suspensas as atividades na presente data, a partir das 13h”, descreve o documento assinado por Kátia Couceiro, reitora em exercício.
Já a Ufam, assim como o Ifam, determinou que as aulas do campus localizado na avenida General Rodrigo Otávio, bairro Coroado, zona Leste da cidade, sejam realizadas de maneira remota. “Devido à excessiva circulação de fumaça na cidade de Manaus, Ufam divulga Portaria autorizando aulas remotas no dia 11 de outubro de 2023”, descreve a publicação no perfil oficial da universidade.
Até o momento nenhuma das instituições de ensino informou se retomam as atividades presenciais nas respectivas unidades na sexta-feira (13), uma vez que na quinta-feira (12) é feriado nacional, celebrado o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e também o dia das Crianças.
Por A Critica