Mais de 400 mil alunos voltam às aulas no Amazonas

Durante o retorno do ano letivo, o Governo do Amazonas anunciou novo programa para educação tecnológica que deve beneficiar 32 mil alunos do ensino fundamental. Nas ruas de Manaus, a Prefeitura reforçou a fiscalização no trânsito

Nesta quarta-feira (7), mais de 400 mil alunos voltaram às aulas na rede estadual em todo o Amazonas. A abertura oficial do ano letivo de 2024 aconteceu na Escola Estadual Governador Melo e Póvoas, localizada na zona oeste de Manaus, onde o governador Wilson Lima anunciou os projetos para a educação neste ano.

A novidade é o programa EduTech, um projeto de ensino de programação, pensamento computacional e cultura digital que vai fazer parte, já neste ano, da grade curricular da rede estadual de educação. O programa é para os estudantes que cursam o 9º ano do Ensino Fundamental e a previsão do Governo é de que 32 mil alunos sejam beneficiados.“Estamos ampliando o ensino tecnológico para que nossos alunos estejam cada vez mais preparados para enfrentar o mundo real, sobretudo o mercado de trabalho”, disse o Governador do Amazonas, Wilson Lima.

Ainda na área tecnológica, o Estado anunciou 32 salas makers para as unidades de ensino. Estes espaços funcionam como oficinas tecnológicas nas quais os estudantes aprendem sobre robótica, programação e impressão 3D. Segundo o governo, agora 83 salas dessas já funcionam na rede estadual, sendo 43 no interior. A meta é fechar o ano com 100 salas em funcionamento.

Outro anúncio foi a ampliação da rede de ensino bilíngue em Manaus. Agora, o Centro de Educação em Tempo Integral Elisa Bessa Freire, localizado na avenida Itaúba, zona leste, oferta o ensino de português e francês.

Além da unidade, o governo também fechou uma parceria com o Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos (ICBEU), na capital, para que 800 alunos possam estudar uma língua estrangeira. A maior parte das vagas, 600, será destinada a estudantes que têm pais inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), do Governo Federal.

Para o interior do Amazonas, o planejamento de Wilson Lima é levar o ensino bilíngue aos municípios de Tabatinga e Benjamin Constant com escolas português-espanhol.

Reforço na fiscalização de trânsito em Manaus

Também nesta quarta-feira, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), deu início à operação “Volta às aulas”. A partir deste mês e até o fim do ano letivo, 200 agentes de trânsito vão reforçar a atuação nas principais avenidas da cidade, como Constantino Nery, Brasil, Djalma Batista, Mário Ypiranga Monteiro, Umberto Calderaro Filho, Cosme Ferreira e Coronel Teixeira, além das rotatórias do Coroado, São José e Produtor.

Os agentes do IMMU também foram até a Escola Municipal Professora Jarlece da Conceição Zaranza, localizada na avenida Coronel Sávio Belota, zona norte, promover um trabalho de conscientização sobre o comportamento adequado no trânsito. Os alunos foram o foco da iniciativa. Eles aprenderam sobre: embarque e desembarque na porta das escolas, travessia segura, o uso adequado das cadeirinhas, os riscos da utilização do celular no trânsito e o respeito às vagas de idosos e pessoas com deficiência.

Por A Crítica

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *