As novidades e intenções do Google para a Black Friday deste ano foram propostas a partir dos resultados da pesquisa encomendada à Offerwise.
São Paulo (SP) – A Google do Brasil reuniu, em São Paulo, a imprensa de vários lugares do país, clientes e potenciais clientes da área do varejo focados nas vendas online e mostrou, durante o Commerce Press Workshop, o resultado de uma pesquisa sobre as tendências e novidades para a Black Friday (BF) deste ano, que acontece tradicionalmente no fim de novembro (dia 24).
A multinacional completou recentemente 25 anos de atividades, sendo 18 no Brasil, onde é o líder, quando o assunto é buscador online. Durante o evento, o Google também apresentou novidades que devem facilitar o mercado do varejo e aos internautas interessados em comprar na Black Friday.
Encomendada à Offerwise em julho deste ano, a pesquisa do Google mostrou que a intenção de compras dos brasileiros cresceu na maioria das 20 categorias analisadas, onde 16 tiveram crescimento na intenção de compra, dentre os destaques, a categoria de beleza e perfumaria, seguida de eletrodomésticos, eletroportáteis, equipamentos de áudio e vídeo, roupas e acessórios, roupas e calçados esportivos, móveis e calçados.
O líder de Segmento do Varejo do Google, Fábio Garcia, ressaltou, durante o Commerce Press Workshop, sobre a perspectiva de compra na BF e justificou a ação por conta da inflação mais controlada, dólar na casa dos R$ 5 e a redução de juros da taxa Selic.
“Gente, o brasileiro está otimista. Mais de 55% estão abertos a compras e 46% precavidos e o que fará a diferença na compra é o estilo”, garante Garcia.
Faltando pouco mais de 45 dias para a Black Friday no Brasil, Fábio ressalta que a maioria dos interessados, conforme a pesquisa, buscam no Google, com um mês ou mais de antecedência, produtos com foco em casa (TV, eletrodomésticos, computadores, entre outros); de média antecipação, com três semanas a um mês, com foco em uso pessoal (roupas e acessórios, calçados, perfumes, etc.); e de baixa antecipação, com três dias ou até mesmo no dia (artigos para animais domésticos, bebidas, fraldas, alimentos).
Google Shopping
Durante o Commerce Press Workshop, a multinacional apresentou uma novidade para quem vende e para quem compra pela internet: o Google Shopping, um novo recurso que vai permitir os consumidores a identificar produtos com frete grátis, entrega rápida e devolução gratuita.
O líder de Produtos de Performance, Rodrigo Paoletti, mostrou como o Google aliou os recursos da inteligência artificial às soluções da empresa na Black Friday. “Após três anos, retorna o protagonismo. Após pandemia, eleições e Copa do Mundo, será fundamental estar onde os consumidores estão e ter a tecnologia aliada a essa negócios”, declarou.
Paoletti destacou que diante de tantas oportunidades de compras complexas, a Inteligência Artificial será a grande aliada para sugerir conteúdo, aprimorar algoritmos de buscas e entregar resultados de pesquisas.
Com tendência do pequeno ao grande varejista, a novidade apresentada passa a valer a partir deste mês e é aberta a todos os clientes, na qual o interessado poderá fazer a busca por algum produto e efetuar a compra com frete gratuito.
Outra novidade é o recurso “Anotações de Frete”, na qual os lojistas podem sinalizar promoções abaixo do produto para atrair os consumidores. A pesquisa do Google concluiu que o valor do frete está entre os cinco aspectos mais relevantes para o consumidor definir onde vai comprar o produto.“O mercado está competitivo e essa competitividade está desde a pandemia, quando os clientes passaram a comprar online mais ativamente e hoje estão mais maduros”, afira a diretora de Negócios para Commerce, Nathália Camargo.
Ela conta que o interesse no varejo cresceu e está 24% maior que no ano passado. As categorias que mais cresceram a curto prazo e acima da média são perfumaria de suplementos. “Será uma Black Friday de grandes novidades para quem estiver engajado para agarrar as oportunidades”, acrescentou.
Temporada mais esperada do ano
O presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, afirmou que a multinacional fará a melhor Black Friday de todos os tempos e um dos fatores, segundo ele, é o uso da Inteligência Artificial (AI) que tem ajudado os clientes usuários das plataformas do Google (Youtube, Gmail, Busca, etc) a aumentar em até 18% suas conversões em vendas.
“A AI pode nos ajudar nessa construção. As empresas serão mais eficientes e mais competitivas. É a temporada mais esperada do ano”, finalizou Coelho.
Por A Critica