Algumas pessoas têm hematomas com muita facilidade, e isso pode ser um sinal de que alguma coisa mais séria pode estar acontecendo.
Uma coisa que ninguém gosta, mas todas as pessoas já passaram por isso é dar uma pancada em algum lugar sem querer. Normalmente, depois de um tempo logo aparece o hematoma. Contudo, existem aquelas pessoa que tem hematomas sem causas aparentes. Será que existe alguma explicação para isso? E é motivo de preocupação?
Aproximadamente 18% dos adultos dizem que ficam com hematomas facilmente. Nesse ponto, os hematologistas, que são médicos de sangue, geralmente são procurados para acalmar ou aconselhar as pessoas que estão preocupadas com a possibilidade de se machucarem facilmente.
O primeiro ponto a ser entendido são os sistemas complexos e equilibrados do corpo e que protege as pessoas de hemorragias. O sangue flui como um líquido através dos vasos sanguíneos levando glóbulos vermelhos com a sua carga de oxigénio e células imunológicas para a defesa contra infecções. Isso é levado para o cérebro, músculos e órgãos internos.
Hematomas
Além disso, o sangue também tem ingredientes que servem para proteger as pessoas de hemorragias no caso de elas estarem feridas, e também diminuir o risco da formação de coágulos sanguíneos perigosos.
Por isso que se acontecer uma punção em um vaso sanguíneo, o sangue pode engrossar de forma rápida para que um coágulo gelatinoso seja formado e se minimize a perda de sangue até que o vaso sanguíneo se repare. Para isso, as plaquetas que circulam no sangue se ligam à parede danificada do vaso.
Depois disso, várias proteínas que são atraídas pelas plaquetas e parede danificada do vaso vão se combinando para engrossar o sangue no local e formar um coágulo sanguíneo.
E o que pode dar errado nesse processo? Se a pessoa tiver algum problema que afete os fatores de coagulação, as plaquetas ou as paredes dos vasos sanguíneos, isso pode fazer com que ela tenha hematomas facilmente, ou até um sangramento bastante problemático.
Pode ser um problema?
Em vários pacientes que dizem ter hematomas facilmente os médicos não encontram nenhuma causa específica. Normalmente, os hematologistas são mais cautelosos quando uma pessoa tem vários problemas relacionados com sangramento.
Um exemplo é que seja mais provável um distúrbio se os hematomas forem generalizados, grandes e acompanhados de sangramentos frequentes, menstruações abundantes, problemas com sangramento depois de uma ida ao dentista, cirurgia ou parto.
Existem alguns testes simples que podem ajudar a descobrir se existe probabilidade de existir ou não um problema sério. O primeiro é um hemograma completo, que terá uma contagem de plaquetas e irá mostrar, de uma maneira confiável, se o número de plaquetas da pessoa está normal.
O número de plaquetas pode estar menor por várias razões, ou porque elas não estão sendo produzidas na medula óssea de forma adequada ou em uma quantidade suficiente, ou até mesmo porque são removidas de circulação extremamente rápido.
A última razão acontece quando existe um problema chamado púrpura trombocitopênica imune. Ele pode ser visto tanto em crianças como adultos e pode aparecer de forma inesperada ou depois de uma infecção viral. Por conta dele, as pessoas podem ter quedas graves na contagem de plaquetas e ter uma erupção cutânea fina, que na realidade são pequenos hematomas.
Nas crianças, essa é uma condição de curto prazo e que se resolve sozinha. Já nos adultos, quando o caso é grave, pode ser necessário tratamento com medicamentos que suprimem o sistema imunológico ou aumentam a produção de plaquetas. E em alguns casos, os adultos precisam fazer uma cirurgia para remover o baço.
Além desses problemas, existem outros que podem fazer com que uma pessoa tenha hematomas com facilidade. Por exemplo,
- problemas com proteínas de coagulação e doenças
- problemas com vasos sanguíneos
- Medicamentos e suplementos
- Questões de abuso e trauma
Fonte: Science alert