A bola vai rolar! Barezão 2024 começa nesta sexta (19/01), em Manacapuru

Competição reunirá dez equipes em busca do principal título do futebol amazonense, em mais uma temporada repleta de inovações

Está chegando o momento mais aguardado deste começo de temporada. Nesta sexta-feira (19/01), terá início a 108ª edição do Campeonato Amazonense de Futebol Profissional Série A. No total, dez clubes estão na disputa: Amazonas, Nacional, Manaus, Operário, Alvorada, Manauara, Princesa do Solimões, Parintins, Rio Negro e São Raimundo.

A partida de abertura do Barezão 2024 será realizada no interior do estado, precisamente, em Manacapuru (distante 84 km de Manaus), onde Princesa do Solimões e Unidos do Alvorada darão o pontapé inicial do maior Campeonato Amazonense de todos os tempos.

Recheado de novidades esportivas e organizacionais, o Estadual desta temporada será disputado em um novo formato. Neste ano, dez equipes lutarão pelo principal título do futebol baré e por vagas nas competições regionais e nacionais da próxima temporada.

Fórmula de disputa

O Barezão 2024 será disputado em dois turnos de pontos corridos, em que as dez equipes serão divididas em dois grupos de cinco. Em cada turno, classificam-se para as quartas de final os quatro primeiros colocados de cada grupo.

As fases eliminatórias serão disputadas em jogos únicos, com vantagem de mando de campo para os melhores colocados na fase grupos. Ao fim dos dois turnos, a final geral será realizada pelos campeões de cada turno. Caso o campeão do primeiro turno seja o mesmo do segundo, o clube será declarado, automaticamente, campeão amazonense.

Nesta edição, o Barezão terá três equipes rebaixadas e, por consequência, somente um clube obterá o acesso à elite, por meio da Série B de 2024. Ou seja, a partir de 2025, o campeonato terá oito participantes e apenas um time será rebaixado.

Troféu do Barezão 2024

“Encontro das Vidas” é o nome do troféu que será levantado pelo campeão do Barezão 2024. Em homenagem a um dos maiores cartões postais da região Norte do país, a premiação é composta por: estrutura em vidro, com base arredondada em madeira, com aplique metalizado bronze, simbolizando o Rio Solimões e aplique metalizado em blackpiano, simbolizando o Rio Negro. Na parte superior tem uma bola em vidro gravado e na parte inferior é o brasão de campeão em metal.

Rodada de estreia

Além do duelo entre Princesa e Alvorada em Manacapuru, a rodada de estreia do Barezão 2024 contará com mais quatro partidas. No sábado (20/01), Nacional e São Raimundo protagonizam o clássico azul, às 15h30, no Estádio Ismael Benigno, a Colina. No mesmo dia, mas às 19h30, o RPE Parintins recebe o Operário, no Estádio Francisco Garcia, em Rio Preto da Eva.

Já no domingo (21/01), Manaus e Rio Negro medem forças, a partir das 15h30, na Colina. No mesmo dia e horário, Amazonas e Manauara reeditam a última final do Barezão, no Estádio Carlos Zamith.

Iniciativas inclusivas

Em 2023, a FAF se tornou a primeira Federação do país a oferecer fones abafadores de ruídos para torcedores com Transtorno de Espectro Autista (TEA). Na atual temporada, a entidade seguirá com a iniciativa e disponibilizará abafadores nas partidas do Campeonato Amazonense 2024, em maiores quantidades.

Caboco do Jogo

Sucesso em 2023, o prêmio “Caboco do Jogo”, premiação oferecida ao jogador com melhor desempenho em cada partida, terá o mesmo formato de escolha em 2024. Três jornalistas presentes no jogo em questão escolherão o premiado.

Com uma gíria linguística amazônica, que se refere aos mestiços da terra, primeiros habitantes da Amazônia pós-colonial em seu nome, o troféu deste ano tem um design em formato da luva utilizada por indígenas no ritual da tucandeira.

Protocolo de Imprensa

Para esta edição do Campeonato Amazonense, a FAF criou e divulgou o Protocolo de Imprensa, que servirá ainda para todas as competições realizadas pela entidade. O objetivo do protocolo é facilitar a execução do trabalho da imprensa, dos clubes e da própria Federação.

Conforme disposto no documento, o acesso de todos os profissionais da imprensa esportiva aos estádios para a cobertura dos jogos, incluindo detentores dos direitos de transmissão, seja para o gramado ou cabines, será realizado mediante ao credenciamento prévio, jogo a jogo, de todos os profissionais, no site oficial da FAF.

Por Federação Amazonense de Futebol

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias
Categorias

Subscribe our newsletter

Purus ut praesent facilisi dictumst sollicitudin cubilia ridiculus.