Ação faz parte da Campanha ‘Dignidade Menstrual dos Campos para a Vida’; Primeira remessa será providenciada no jogo entre Unidos do Alvorada e Amazonas, nesta terça-feira (26), pela quinta e última rodada do returno
A partir desta terça-feira (26), adsorventes serão disponibilizados nos jogos do Campeonato Amazonense. A primeira remessa será providenciada na partida entre Unidos do Alvorada e Amazonas, pela quinta e última rodada do returno, às 15h45, no estádio do Carlos Zamith.
A iniciativa faz parte da Campanha Dignidade Menstrual dos Campos para a Vida realizada pela Federação Amazonense de Futebol (FAF). A campanha tem intuito de atender jogadoras, jornalistas, bandeirinhas, árbitras, assistentes, gandulas, torcedoras, ou seja, qualquer mulher que esteja envolvida no estádio de futebol.
A Diretora de Comunicação da FAF, Ennas Barreto realizou uma coletiva e convocou apenas profissionais mulheres para lançar a campanha.“A Campanha Dignidade Menstrual é muito mais que levar um objeto que é o absorvente para a mulher, a campanha é de fato trazer dignidade, garantir o espaço para a mulher, garantir com que ela trabalhe a vontade, sem preocupação. A menstruação é algo completamente natural do corpo feminino que acontece e, às vezes, em horas que a gente não espera. Quando isso acontecer, vocês podem ter certeza que a federação estará disponível, com absorvente, para atender a profissional”, explicou.
A Campanha é válida somente pelas competições promovidas pela entidade, tanto na categoria feminina, quanto masculina, seja no profissional ou base. Ennas, que é a primeira mulher chefiar um cargo no setor da comunicação da FAF, espera um ambiente melhor para a categoria com a ação. “A mulher pode estar onde ela quiser, mas no futebol a gente sabe que não é assim, é um mundo considerado muito machista e todas que chegamos à beira do campo, ainda sofremos os olhares, os comentários. Quando tivemos a ideia de fazer a dignidade menstrual foi justamente por isso, para mostrar que o campo de futebol amazonense, ele está preparado para a mulher. Eu espero que a partir de hoje, a realidade possa mudar, mudar para melhor”, projeta Barreto.
Uma das convidadas presente, a jornalista, Nayanne Silva entende que a campanha serve para trazer força para as mulheres envolvidas no esporte.“O lançamento foi de suma importância para nós mulheres, mas além disso, acredito que a temática da “Dignidade Menstrual” vai conscientizar ainda mais a sociedade no geral. Essa rede de apoio e acolhimento é fundamental para que mais mulheres tenham força de estar envolvidas no esporte no estádios e nos campos”, comentou.
Barezão Delas
Na coletiva, também foi lançada a nova logo do Barezão Feminino, que agora será chamado de Barezão Delas. A identidade visual é com as cores rosa e branco, trazendo a feminilidade da mulher. Relembrando que, a bola vai rolar para as protagonistas do espetáculo entre o dia 13 a 22 de junho.
“O rosa remete muito, até a cor de preferência de muitas nós. Eu amo rosa! Então, o Barezão Delas surgiu justamente dessa ideia, porque o Campeonato Amazonense não é só masculino, também é o Campeonato Delas”, finalizou Ennas Barreto.
Por A Crítica