Chef francês Erick Jacquin fará “Aula-show” em Manaus, na terça-feira

Ao todo, 80 convidados – entre proprietários de restaurantes, chefs de cozinha, acadêmicos e docentes de gastronomia – irão participar do evento

Foto: Reprodução Instagram

A prefeitura de Manaus, através da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), em parceria com o Senac Amazonas (Senac-AM), promove na próxima terça-feira, 5/9, às 10h, uma aula-show de gastronomia com a presença do renomado chef francês Erick Jacquin. 

Ao todo, 80 convidados – entre proprietários de restaurantes, chefs de cozinha, acadêmicos e docentes de gastronomia – irão  participar do evento fechado, que será realizado no auditório do Centro de Educação Profissional (CEP) Pequeno Franco, unidade do Senac-AM.

No decorrer das três horas de aula-show, os convidados poderão acompanhar o modo de preparo e as técnicas empregadas na montagem de pratos famosos da culinária francesa, como a área da pâtisserie (confeitaria), especialidade de Erick Jacquin. Para auxiliar o chef francês no menu degustação, o Senac-AM disponibilizará três profissionais, sendo um docente do Restaurante-Escola, um aluno do curso de gastronomia da Faculdade Senac-AM, e um representante do projeto de apoio à gestão de restaurantes da Incubadora Senac-AM.

Segundo a gerente do Centro Especializado de Turismo e Hospitalidade do Senac-AM, Jane Thiene, a cessão das instalações do CEP Pequeno Franco para a realização da aula-show reforça a credibilidade da marca Senac enquanto formadora de mão de obra qualificada, sobretudo na área de serviços.

“A participação do Senac neste evento é primordial para o fortalecimento da competência da instituição no ramo da gastronomia. Ter a presença dos docentes e alunos do curso de Gastronomia do Senac-AM, em um ambiente de vivências com um dos chefs mais renomados no mundo é uma experiência única para ambos”, comenta.

Para a vice-presidente da Manauscult Oreni Braga “a vinda do chef Jacquin é uma oportunidade para a troca de conhecimentos e experiências, já que ele é um dos melhores chefs do mundo e nós também temos profissionais renomados em âmbito nacional e internacional. Então, será um momento de muita interação. Além da oportunidade do chef poder mergulhar nos insumos amazônicos, com a produção de alguns pratos locais. Reforço, a importância da parceria com o Senac-AM, que já participa pela segunda vez do evento”, agradece Oreni. 

Já para o diretor de Infraestrutura e Qualificação Turística (DIQ) da Manauscult, João Araújo, o objetivo da aula-show visa ao aprimoramento profissional e incentivo ao networking entre os participantes. “A intenção é fomentar o segmento da gastronomia local, oportunizando a participação de chefs de renome nacional e internacional com atores locais do segmento para que possam interagir e trocar aprendizados”, afirma.

A vinda de Jacquin à capital amazonense integra o circuito de ações previstas na programação do festival #SouManaus Passo a Paço 2023 – evento cultural realizado desde 2015.

Quem é Erick Jacquin

Nascido na França, o chef Erick Jacquin, 58 anos, conquistou notoriedade ao popularizar no Brasil a receita da sobremesa petit gateau. 

Jacquin atua como jurado das edições brasileiras do reality show televisivo ‘MasterChef’  e foi o apresentador do programa Pesadelo na Cozinha ‘Kitchen Nightmares’, ambos veiculados na Band TV.

Entre as principais premiações, Jacquin recebeu, em 1995, a sua primeira estrela do guia de culinária Michelin. No ano 1998, foi condecorado com a honraria ‘Maître Cuisinier de France’ – a mais alta em gastronomia francesa. Nos negócios, Jacquin é o administrador dos restaurantes brasileiros Duke Bistrot, Tartar & Co, Ça-Va e Président.

Fonte: A Critica

Compartilhe :

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no twitter
Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *