Marca holandesa usa cabelo humano para produzir peças de roupas

Segundo a Human Material Loop, a qualidade do material é superior à lã e às fibras sintéticas, além de ser uma alternativa mais sustentável

Em um movimento ousado e inovador diante do mundo da moda, a marca holandesa Human Material Loop tem desafiado os padrões tradicionais de fazer roupa. Peças clássicas ganharam um novo material inusitado para serem produzidas: cabelos humanos descartados em salões de beleza. A etiqueta apostou em uma coleção inteira de produtos com os fios, e garante que as criações são uma alternativa mais sustentável.

Sobre a marca holandesa Human Material Loop

A mente visionária por trás do projeto é Zsofia Kollar, uma autodenominada “designer de materiais e conceitos com uma perspectiva narrativa”. Com a Human Material Loop, ela busca redefinir o cenário têxtil ao substituir materiais convencionais, como lã, algodão e fibras sintéticas, por cabelo humano, que muitas vezes é cortado e descartado.

A empresa, comprometida com uma produção mais responsável de roupas, apresenta peças que vão de suéteres a blazers. A label visa não apenas ganhar holofotes na moda, mas também transformar a maneira como as pessoas consomem roupas.

Além da qualidade que a marca promete, com vatanges como mais durabilidade, retenção de calor e propriedades antibacterianas, a empresa aborda uma questão crucial na indústria da moda: o impacto ambiental que a peça terá. Enquanto a produção convencional de materiais tradicionais, como algodão e lã, contribui para a poluição, o cabelo humano que seria totalmente descartado ganha um novo destino, e evita que milhões de quilogramas acabem em aterros sanitários.

Embora a ideia de utilizar cabelo humano em roupas possa soar totalmente inovadora, não é a primeira vez que o material é fios ganham destaque na moda. Marcas de luxo como Alexander McQueen e Maison Margiela, por exemplo, já exploraram essa abordagem. Porém, a Human Material Loop eleva o compromisso ético ao usar exclusivamente cabelos descartados de salões de beleza, o que permite um rastreamento completo desde a origem até as peças feitas.

]A Human Material Loop se destaca como uma pitada de esperança na indústria da moda, e deixa o questionamento não apenas do que vestimos, mas como essa escolha impacta o planeta. Agora, outras marcas terão a oportunidade de cada vez mais se preocuparem com os mínimos detalhes para ter uma produção mais consciente.

Por Metrópoles

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias
Categorias

Subscribe our newsletter

Purus ut praesent facilisi dictumst sollicitudin cubilia ridiculus.