Jon Landau faleceu na sexta-feira (5), em Los Angeles, vítima de um câncer
O produtor de cinema Jon Landau morreu, na última sexta-feira (05/07), em Los Angeles, aos 63 anos, vítima de um câncer. Landau venceu o Oscar por “Titanic”, em 1998, e colaborou com James Cameron em outros projetos, como a franquia “Avatar” e “Alita: Anjo de Combate”. A notícia foi confirmada por fonte próxima a familiares do produtor.
Landau nasceu em 30 de julho de 1960, na cidade de Nova Iorque. Ele estudou na USC School of Cinematic Arts e foi vice-presidente executivo de produção dos estúdios Fox, durante a década de 1990. No entanto, o produtor era mais conhecido pelo blockbuster “Titanic”, pelo qual ganhou um Oscar, e pela franquia “Avatar”, ambos ao lado de James Cameron.
Por conta do longa estrelado por Kate Winslet e Leonardo DiCaprio, Landau entrou para a história do cinema. Isto porque “Titanic” se tornou o primeiro filme da história a atingir US$ 1 bilhão nas bilheterias.
Outros projetos
Durante sua gestão nos estúdios Fox, Jon Landau supervisionou grandes sucessos do cinema, como “O Último dos Moicanos”, “Duro de Matar 2”, “Power Rangers” e “True Lies”. Nos últimos anos, o produtor atuou como administrador para expandir a franquia “Avatar”, incluindo a colaboração entre Cameron e a Disney para a criação da atração no parque temático Animal Kingdom.
Landau estava a bordo, também, para produzir todas as quatro sequências baseadas no universo de Cameron, com “Avatar 3” em pós-produção e com previsão de chegar aos cinemas em dezembro de 2025.
Em uma de suas últimas entrevistas, em 2022, o produtor falou sobre a sua relação com o cinema. “Para mim, pessoalmente, eu gosto de ir ao cinema, então o sucesso de um filme depende se ele me proporciona essa fuga. (…) Eu saio do cinema tendo sentido algo emocionalmente? É assim que eu vejo um filme que eu vou assistir como bem-sucedido”, disse ao The Talk.
Por A Crítica