Comando de Policiamento Metropolitano passa a ser comandado pela tenente-coronel Otacicleide Pereira, que assumiu o cargo em cerimônia na noite desta quinta-feira
Em um momento histórico para a segurança pública, a tenente-coronel Otacicleide Pereira assumiu, na noite desta quinta-feira (5), o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), tornando-se a primeira mulher a ocupar o posto de liderança. A solenidade de passagem de comando aconteceu na sede da corporação, localizada no bairro Praça 14 de janeiro, Zona Sul de Manaus.
O momento é considerado um divisor de águas na história do CPM, onde pela primeira vez uma mulher ocupa um cargo tradicionalmente comandado por homens. Em um discurso emocionado, Otacicleide relembrou sua trajetória e agradeceu àqueles que cooperarem para a realização do seu sonho.
“Agradeço essa dádiva de estar realizando o meu sonho, que nasceu no ano de 2000 na Academia de Polícia Militar General Edgard Facó, no estado do Ceará. Naquele local tinha uma frase que dizia: ‘aqui nascem comandantes’. Eu internalizei essa frase como um mantra, e busquei incansavelmente chegar aqui onde estou hoje, que era ser a comandante do CPM. Foram 23 anos, 8 meses e 9 dias de muitos e muitos desafios”, destacou.
Durante a cerimônia, o chefe do Estado-Maior da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) Coronel Bruno Azevedo, passou o comando para a sua sucessora, e destacou que a tenente-coronel servirá de espelho para todas as mulheres policiais.”Otacicleide a partir de hoje a sua determinação, a sua capacidade de liderança e o seu compromisso servirá de espelho para todas as mulheres que servem a nossa instituição. Estou confiante de que continuará a tradição de excelência e servirá como modelo inspirador para todas as mulheres que desejam seguir a carreira nesta briosa instituição”, disse.
A tenente-coronel destacou ainda que o momento também é de reflexão, pois, para ela, assumir esse posto é representar todas as mulheres que atencederam a ela e lutaram para ocupar esse posto. “É um dia de muita emoção, um dia de reflexão, porque eu não estou representando só a mim, eu estou representando muitas mulheres que lutaram para estar na função que estou hoje, então, é muita responsabilidade e muita emoção”, disse.
Nascida em Maruti, no Ceará, Otacicleide tem 48 anos de idade, sendo 23 deles dedicados ao serviços prestados à polícia. Além da formação militar, a nova comandante do CPM é formada em farmácia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e em direito pela Universidade Cruzeiro do Sul.
Por A Critica