Alunos das escolas municipais e estaduais de Rio Preto da Eva estão participando com destaque da IV Feira Amazonense de Matemática. O event, que vai até esta quarta-feira (6), reúne projetos de estudantes de várias partes do estado e, conta com a presença de Rio Preto da Eva, que este ano apresenta trabalhos inovadores desenvolvidos sob a orientação de professores de matemática.
O tema da feira, “Matemática Aplicada e/ou Inter-relação com Outras Disciplinas”, impulsionou os estudantes a explorar a matemática de forma prática e interdisciplinar. Entre os objetivos da Feira estão despertar maior interesse pela matemática, promover a troca de experiências pedagógicas e mostrar que essa ciência pode ser construída e compreendida de maneira prática e dinâmica. A professora Íris do Nascimento, coordenadora de matemática da Semecd, foi uma das responsáveis pela organização local e também está envolvida na coordenação estadual do evento.
Trabalhos das Escolas Municipais de Rio Preto da Eva
Os projetos das escolas municipais de Rio Preto da Eva chamaram a atenção pela diversidade de temas e pela maneira como aplicaram a matemática em contextos práticos. A Escola Municipal Governador Gilberto, por exemplo, apresentou três trabalhos:
“Tiro ao Alvo dos Ângulos”: Alunos do 5º ano A, Anne Beatriz Correa Lima e Lael Portela Lima, sob a orientação da professora Ana Karinna Silva Facundes, abordaram o estudo dos ângulos de forma interativa. Este foi o primeiro ano que os alunos dos anos iniciais participaram do evento.
- “A Matemática no Futebol”: Alunos do 6º ano B, Ana Luiza Alves da Silva e Gabriel Vieira do Nascimento, orientados pela professora Jaqueline Araújo Portela, investigaram como a matemática se aplica ao futebol, usando conceitos de ângulos e cálculos de velocidade.
- “Estudo das Frações, Área e Perímetro na Produção Agrícola em Rio Preto da Eva”: Andrey Rafael Silva Pereira e Gabriella Gadelha Sousa, do 6º ano D, orientados pelo professor Paulo Roberto Guimarães Carvalho, relacionaram frações, área e perímetro com a produção agrícola local.
Já a Escola Municipal Alegria de Saber apresentou o projeto “Cupulate com Sabor de Matemática”, dos alunos Lucas Veiga Figueredo e Rebeca de Oliveira Albertini, orientados pelos professores Aurelia Nogueira de Oliveira e José Rodrigues. O projeto explorou a produção de cupulate, um alimento derivado do cupuaçu, como uma oportunidade de aprender matemática aplicada através de medidas e proporções.
A Matemática em Novas Perspectivas
A Feira tem sido um ambiente de aprendizagem e superação para os alunos, que estão explorando a matemática de forma prática e significativa. Com atividades ainda em curso, a IV Feira Amazonense de Matemática continua a atrair olhares e a proporcionar uma experiência rica e motivadora para os estudantes de Rio Preto da Eva e de todo o Amazonas, incentivando o desenvolvimento de novos conhecimentos e o uso de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem.
Por Prefeitura de Rio Preto da Eva