Última ocorrência registrada foi no dia 1 de setembro, quando um homem tentou assaltar um estabelecimento com arma de brinquedo, no Carlos Braga e foi preso em flagrante.
Atualmente a 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (3ªCIPM) de Rio Preto da Eva, dobrou em 100% seu efetivo e conta com 102 militares atuando pela segurança do município nas zonas urbana e rural. Dentre eles, equipes de policiamento repressivo e rondas ostensivas, como: Força Tática, Rocam, Choque e Marte.
O Comandante, Capitão PM Memória, afirmou que trabalha a possibilidade de receber mais 90 policiais militares, e já tem a garantia do Comando da Polícia Militar do Amazonas, de que até dezembro deste ano a “Operação Paz” permanecerá em Rio Preto da Eva, com a possibilidade ainda, de estender até Julho de 2024 com emprego de mais tropas no terreno.
A Prefeitura Municipal de Rio Preto da Eva, através da Secretaria de Turismo, firmou parceria com a 3ªCIPM e militares atuam na Ronda Balneário, com objetivo de aumentar a segurança no Balneário Municipal, que constantemente recebe moradores locais e turistas.
Vale ressaltar as Rondas Escolares, que atuam nas escolas estaduais e municipais diariamente.
Objetivo das Operações
As Operações, Rio Preto e Paz, tem praticamente o mesmo objetivo. Todas em combate ao crime, visando a segurança da população e o recolhimento de pessoas ligadas a grupos criminosos, que praticam ataques, mortes e traficam entorpecentes. Algumas dessas mortes são praticadas de formas brutais.
Rio Preto; com objetivo de combater organizações criminosas em pontos ligados ao tráfico de drogas.
Paz; com objetivo de combater as mortes violentas intencionais.