Na tarde desta sexta-feira (9), a Prefeitura de Rio Preto da Eva em parceria com o Sebrae-AM e a Amazonastur, encerrou a capacitação de Habilitação Náutica na categoria ARA, válida por cinco dias. A capacitação iniciou no dia 5 de agosto e aconteceu na sede da Comunidade de Santa Luzia do Tiririca, no Baixo Rio Preto da Eva.
O evento foi realizado através de uma articulação da Secretaria de Agroindústria, Comércio e Turismo (SEMPLACTUR), que ficou responsável por toda a logística necessária. Em parceria com o Sebrae-AM, envolveu diretamente 10 dos 11 empreendimentos de Pesca Esportiva, além de 10 comunidades ribeirinhas locais.
Dos 75 comunitários inscritos, 60 conseguiram concluir o curso com aprovação integral na avaliação prática e aguardarão o resultado das avaliações finais, a ser fornecido pela Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos.
O Projeto de Capacitação Náutica atendeu de forma simultânea esse número de participantes, tornando uma experiência que servirá de base para ser aplicada em outros municípios que apresentam a mesma demanda.
A Amazonastur reforçou aos empreendedores da Pesca Esportiva a importância de praticar a atividade de forma sustentável, além da necessidade de regularização dos empreendimentos turísticos junto ao CADASTUR (gratuito).
Ganham as pousadas e Flutuantes da Pesca Esportiva e as Comunidades envolvidas que terão seus Condutores habilitados, prestando serviços de transporte fluvial com mais segurança, qualidade e responsabilidade.
Ganha também o município de Rio Preto da Eva que ousou ao trazer um projeto piloto, através dos serviços profissionais da Escola Náutica Manaós, legalmente credenciada para esse tipo de capacitação e supervisionada por Cabos da Marinha do Brasil, que validaram desde as embarcações aos equipamentos de salvatagem, utilizados nas aulas práticas e avaliações teóricas, provando ser um trabalho ético e profissional.
O Turismo se fortalece com ações desse tipo, onde se dá continuidade ao processo de Capacitação dos Condutores de Pesca Esportiva com a realização da Capacitação para a Habilitação de Arrais Amador.
A temporada de Pesca Esportiva de 2024 contará com o diferencial de ter Condutores habilitados em sua grande maioria.