Dia internacional da Síndrome de Down; Pessoas com a síndrome fazem parte da APAE RPE que proporciona serviços sociais as famílias

Hoje é dia internacional da Síndrome de Down e no município existem pessoas que tem trissomia do cromossomo 21 que é a causa da síndrome. Atualmente a APAE RPE atende 14 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos. Além da educação complementar, a associação oferta serviços de assistência social, saúde, fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia.

Foto: Divulgação

APAE de Rio Preto da Eva

A APAE do município é localizada no monte castelo 1, rua Afonso de Carvalho e teve iniciativa por Raimundo Nonato Ferreira, pai de uma criança com múltiplas deficiências. Em 1997 foi adquirido o terreno da sede, todo documentado e com escritura pública em nome da associação, doação feita pela gestão de Luiz Alberto Castelo, prefeito da cidade na época. Em 2005 através de uma emenda da Deputada Federal Rebeca Garcia, foi construída a sede definitiva.

Atualmente a associação tem 200 pessoas com deficiências cadastradas, residentes nas áreas urbanas e rurais do município.

Principais finalidades

Assistir de forma integral pessoas com deficiências, com diagnósticos médico e faixa etária de 0 (zero) a terceira idade, promovendo o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, assim como a autonomia, independência, segurança, o acesso aos direitos e à participação plena e afetiva na sociedade.

Foto: Divulgação

Por Bruno Ventura

Compartilhe :

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no twitter
Twitter