Na manhã desta sexta-feira, 2 de agosto, foi realizada a solenidade de abertura da exposição fotográfica “Libertarde”, que retrata o trabalho de monitoramento do sistema carcerário no Amazonas.
Com curadoria de Cleia Viana, a exposição apresenta fotografias de Chico Batata, fotógrafo da equipe da Assessoria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), bem como imagens produzidas por integrantes da equipe do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do TJAM (GMF/TJAM). As fotos foram capturadas durante inspeções realizadas nas unidades prisionais ao longo do último ano.
A cerimônia de abertura contou com a presença da desembargadora Luiza Cristina Marques, atual supervisora do GMF/TJAM, da juíza coordenadora do GMF/TJAM, doutora Ana Paula, do doutor Saulo Góes Pinto, juiz de direito titular da Comarca de Rio Preto da Eva, do prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Sousa, e do presidente da Câmara de Vereadores, Henri Braga. Também participaram da cerimônia o delegado Rondon, o tenente Ozafran, servidores e convidados, como defensores públicos, secretários municipais e membros da comunidade local.
A desembargadora Luiza Cristina Marques ressaltou o comprometimento com a missão de assegurar os direitos fundamentais das pessoas privadas de liberdade, em conformidade com as recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) relacionadas ao sistema prisional, à execução penal e às medidas socioeducativas.
A exposição “Libertarde” destaca o cotidiano do sistema carcerário através de registros fotográficos obtidos durante inspeções, com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre os desafios enfrentados no campo da privação de liberdade no estado. Posteriormente, a exposição será itinerante, percorrendo outros fóruns e ampliando seu impacto e conscientização.
Fotos: João Roberto