Relembrar é viver! Leia a história de um dos pontos turísticos mais visitados de Rio Preto da Eva

Arquivo do Portal Rio Preto da Eva

Um dos pontos turísticos mais visitados de Rio Preto da Eva, conhecido como Igreja de cavaco, funcionava como um centro ecumênico e era usado para celebrações de cultos, missas e reuniões administrativas da colônia.

Com a elevação de Rio Preto da Eva para município e com a construção dos templos religiosos, toda a estrutura da Igreja de cavaco foi esquecida, chegando a se transformar em ruínas. Na época localizada na atual sede da prefeitura municipal de Rio Preto da Eva, em frente a escola municipal Alegria de Saber.

No ano de 2008 foi reconstruída em outro local da cidade, se transformando em um dos principais pontos turísticos do município.

Casa da Praia Zezinho Corrêa – Vista Rio Café Banner

Localizado na rodovia AM-010, morro a esquerda sentido Itacoatiara, inaugurado em 30 de maio de 2008, o nome originou-se em memória do Senador já falecido, Jefferson  Peres, tendo como atrativo a Igreja de Cavaco; planta de autoria do renomado arquiteto brasileiro, Mario Severiano Porto.

Esse monumento histórico foi demolido em épocas anteriores e reconstruído no local atual.

Arquivo do Portal Rio Preto da Eva

O atual chefe do executivo, Anderson Sousa, fez uma parceria no início de seu mandato para revitalização da Igreja de Cavaco que foi constituído em sua área externa.

Foram construídos um forno de farinha esculpido em ferro e concreto para homenagear as atividades agrícolas da colônia Rio Preto.

Lapidado por três esculturas, disponibiliza de ampla área de estacionamento, banheiros, chafariz, e uma visão panorâmica de toda a cidade, além de uma pizzaria para a população rio pretense e visitantes de todo o estado curtirem o ambiente turístico.

Início do movimento religioso católico em Rio Preto da Eva

No ano de 1968 deu-se início ao movimento religioso da Igreja Católica em Rio Preto da Eva, movimento realizado na época em sítios de moradores da rodovia AM-010.

As missas quando realizadas eram presididas pelos Padres Italianos do PIME, que contavam com muitas dificuldades, já que as missas eram celebradas na maioria das vezes no período da noite, à luz de velas ou de lamparinas, devido à não existência de energia elétrica na região.

Arquivo do Portal Rio Preto da Eva

Em 1971, as celebrações eram realizadas no centro ecumênico (Igreja de Cavaco), localizado na sede da colônia agrícola de Rio Preto da Eva.

Vale ressaltar o grande trabalho dos Padres Benedito Líbano, Franco de Benedetti, Egídio Mezzato, José Cappelletti, GianÂngelo Mentani, Pedro Vignola, Giuliano Frigeni e Massimo Cenci.

Os mesmos desempenharam trabalhos entre 1968 e 1980 na área pastoral das estradas de responsabilidade da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, localizada no bairro de Adrianópolis, em Manaus.

Arquivo do Portal Rio Preto da Eva

Em maio de 1981, Rio Preto da Eva vivenciava a transição da passagem de colônia para município, e as missas eram realizadas no centro ecumênico (Igreja de Cavaco) e por iniciativa do povo católico, com apoio do Pe. Giuliano Frigeni (PIME), São Pedro Apóstolo, foi escolhido o Padroeiro do lugar.

Era preciso construir a Matriz da recém criada Área Pastoral e em junho do mesmo ano, foi realizado o primeiro festejo de São Pedro em casas de comunitários na Rua Gov. João Valter em frente ao terreno onde seria construída a igreja. O arraial além de alegrar a população da cidade, teve como principal objetivo, arrecadar fundos para o início das construções da Igreja Matriz.

Por redação do Portal Rio Preto da Eva

Créditos: Blog Elcinei Almeida

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias
Categorias

Subscribe our newsletter

Purus ut praesent facilisi dictumst sollicitudin cubilia ridiculus.