Em janeiro de 2017 o Rio Preto da Eva ocupava o 43° lugar entre os municípios.
O município de Rio Preto da Eva vem atuando forte na área da saúde para se tornar a melhor saúde básica do Estado do Amazonas. No atual ranking, a cidade tem uma nota de 9,73 no Índice Sintético Final (ISF), ficando bem próxima do primeiro lugar, ocupado até o momento por Urucurituba. O município garantiu, pela primeira vez, a segunda maior nota entre as os 62 municípios do estado do Amazonas, incluindo a capital Manaus, na média dos indicadores monitorados pelo Ministério da Saúde.
Vale ressaltar que a cidade da laranja e da piscicultura, já ocupou o 43° lugar no ranking de saúde básica do Amazonas, em 2017, no início do mandato do atual chefe do executivo, Anderson Sousa, que vem trabalhando arduamente junto a secretária de saúde, Aila Carla, para tornar o município a melhor saúde básica do Estado.
Para o prefeito, Anderson Sousa, o resultado reflete o compromisso da gestão. “Trabalhamos por isso. Esse é o reflexo da soma dos esforços da gestão e dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) com a melhoria contínua dos serviços prestados à população na atenção primária. A tendência é melhorar e continuar em busca do 1° lugar”, garante.
O crescimento do município no ranking, passa muito pelo comprometimento da atual gestão de Anderson Sousa com a população rio pretense. Desde o seu retorno em 2017, a cidade conquistou novas unidades básicas de saúde, que foram divididas e mapeadas em pontos estratégicos para deixar a população mais próxima, aumentando a qualidade com profissionais que estão totalmente focados para oferecer o melhor e posteriormente eliminar toda a parte burocrática que muitos municípios não comprometidos enfrentam, tornando Rio Preto da Eva destaque na área.
No último ranking, Rio Preto da Eva estava em 5° lugar, alcançando a nota 9,37. Dessa vez, a terra da laranja garantiu 9,73. O resultado indica que a saúde rio-pretense está à frente de cidades como Maués, Humaitá e até da capital amazonense, garantindo o 2° lugar no programa nacional que mede a qualidade dos serviços de saúde básica oferecidos à população e serve de parâmetro para a captação de recursos.
Segundo a secretária municipal de saúde, Aila Carla Bernadino, a escalada do município no ranking é fruto do trabalho executado em equipe. “Não trabalhamos individualmente. É o trabalho de todos que dá o resultado final e aqui realmente vemos a frase ‘a união faz a força’. Assim somos melhores”, enfatiza.
Por redação do Portal Rio Preto da Eva