DCIM

Subestação irá beneficiar 37 mil habitantes de Rio Preto da Eva

Rio Preto da Eva terá uma subestação que irá melhorar o abastecimento de energia no município. Com a ampliação no atendimento do fornecimento de energia para a cidade, cargas para o crescimento do mercado serão disponibilizadas.

Foto: Chicão Marques

A subestação é uma luta antiga do prefeito Anderson Sousa que vem trabalhando bastante para instalar o distrito BioAgroIndustrial que tem local definido para ser construído e que inicialmente irá gerar mais de 10 mil empregos para o município. Para se tornar possível, a cidade precisa de uma energia com boa qualidade. Foram 84.663.125,87 milhões investidos para beneficiar a população rio pretense com uma carga de 40 MVA de potência.

Foto: Chicão Marques

Grandes consumidores como industrias e centros comerciais precisam de tensões elevadas por conta de equipamentos e maquinários que exigem mais potências. No entanto, alguns precisam reduzir a tensão que passa pela rede da distribuidora por conta de diferenciações que podem ocasionar em grandes perdas de energia por aquecimento dos fios.

Atualmente, Rio Preto da Eva conta com uma usina termoelétrica com potência de 12 MVA com uma demanda 8 MVA, ficando uma reserva de 4 MVA disponível que se torna baixa em relação ao que está sendo construído.

Quais os benefícios de se ter uma subestação?

A subestação está diretamente ligada à classe de tensão da unidade consumidora. Quanto maior a classe, maiores são os benefícios ao optar pela construção de uma subestação.

Foto: Chicão Marques

Na média tensão temos seis classes de tensão, listadas abaixo:

**ClasseTensão [V]**A1Maior que 230.000A288.000 – 138.000A369.000A3a30.000 – 44.000A42.300 – 25.000AS (subterrânea)Até 2.300Baixa tensão
(B1, B2, B3 e B4)Até 2.300

A regulação prevê que as distribuidoras são obrigadas a conectar todos os clientes na Classe A4, permitindo que eles contratem até 2.500 kW de demanda. Nesse ponto, já vemos um benefício ao optar pelo aumento da classe de tensão.

Por redação do Portal Rio Preto da Eva

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *