O curso é realizado pela Polícia Militar do Amazonas
Rio Preto da Eva foi escolhido para receber o curso de Operações Fluviais (COPFLU). A duração é de seis semanas, com intensas atividades físicas. O curso iniciou no dia 17 de fevereiro com 47 alunos e, atualmente, apenas 25 permaneceram em busca da formação.
O objetivo é capacitar os militares à operarem nos ambientes fluviais, combatendo crimes transfronteiriços e organizações criminosas que atuam em regiões ribeirinhas, em toda a amazônia. O curso é realizado pela Polícia Militar do Amazonas.
Segundo a polícia, as atividades exigem vigor físico de alta intensidade, controle emocional e psicológico. Além de resistência e capacidade de operar em ambientes de selva e fluviais. Mergulhos, atividades aéreas, pilotagem, tiro embarcado em aeronaves e embarcações, são alguns de vários testes que os alunos estão realizando.
Militares de diversas unidades do país estão matriculados, entre elas: Polícia Militar do Rio de Janeiro, Polícia Militar do Paraná , Polícia Militar de Rondônia, Polícia Militar do Acre, Polícia Militar do Pará e Polícia Militar do Mato Grosso. Além de federais da Policial Federal e Polícia Rodoviária Federal.
O comandante da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (3ªCIPM) de Rio Preto da Eva, capitão Ismael Memória, é formado no curso e atua como instrutor na formação dos alunos.
Memória aproveita as atividades em todo o perímetro do município para intensificar a presença policial.
Texto: Bruno Ventura
Vídeo: Polícia Militar