Equilíbrio: Não precisa deixar de comer nada, dá pra atingir seus objetivos se você souber o que está comendo
Tapioca, x-caboquinho, jaraqui, açaí e farinha do uarini. Se você mora em Manaus, obviamente conhece bem tudo isso. A culinária amazonense é rica em diversidade de nutrientes presentes de forma isolada em frutas e peixes regionais. Quem nunca se deliciou com uma banda de tambaqui com farinha, não é mesmo? E aquele açaí raiz com tapioca ou farinha d’água? Ser amazonense é bom demais.
Embora alguns desses alimentos regionais sejam ricos em vitaminas, é preciso ter cuidado com o modo de preparo e consumo de cada um deles, como o próprio tucumã, por exemplo, como afirma o nutricionista Daniel Guedes. “Quase ninguém come tucumã de uma forma saudável. O tucumã é uma fruta riquíssima em vitamina A, mas geralmente está junto de uma tapioca, queijo, banana frita, transformando o alimento em algo extremamente calórico que de fitness não tem nada”, disse.
Por alguma razão, criou-se o mito de que a tapioca é um alimento fitness. É comum encontrar pessoas que trocaram o pão pela tapioca com o objetivo de emagrecer, mas na verdade não é bem assim. Por ser um alimento com alto índice glicêmico, uma tapioca pequena equivale a cerca de dois pães, ainda segundo Guedes. “A tapioca, embora seja aqui da região, não é um alimento fitness, mas dá para ser ajustada dentro de alguns perfis nutricionais. A tapioca não tem nutrientes, é basicamente um carboidrato, como uma farinha, porém as pessoas confundem e substituem o pão pela tapioca, na dieta, sem saber que uma tapioquinha equivale a dois pães”, apontou o nutricionista.
Além das farinhas muito conhecidas daqui, outro alimento bastante consumido pelos amazonenses é o famoso açaí. O açaí in natura é rico em antioxidantes, entretanto, assim como o tucumã, também acaba sendo uma fonte de gordura. E qual a forma que consumimos açaí por aqui? Colocamos farinha, açúcar e tapioca, transformando algo inicialmente saudável em uma bomba calórica e sem nutrientes bons.
Capital da obesidade
Manaus é a capital brasileira com maior índice de pessoas acima do peso ideal, de acordo com dados da pesquisa “Doenças Crônicas e Seus Fatores de Risco e Proteção: Tendências Recentes no Vigitel”, realizada pelo Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS). Segundo este estudo, desde 2019 a capital amazonense vem liderando o ranking de obesidade no país, registrando em 2020, 24,9% de pessoas obesas entre a população manauara. Ainda de acordo com o estudo, em tempos de pandemia de Covid-19, foi verificada obesidade em 18,4% dos óbitos pela doença. Mas por que Manaus lidera esse ranking?
Basicamente, a dieta amazonense é rica em carboidratos e gorduras, ainda de acordo com o nutricionista Daniel Guedes. “Justamente porque aquilo que comemos por aqui é altamente calórico, como a farinha, por exemplo, que é um alimento repleto de carboidrato, calórico e as pessoas consomem em excesso. Eu prescrevo farinha apenas para os pacientes que desejam aumentar a massa, mas para pessoas com sobrepeso, não indico”, finalizou Guedes.
Pronto, agora que leu isso tudo não tá querendo consumir mais nada regional com medo de engordar. Calma, franguinho, não vai por aí. Lembre-se que tudo na vida tem que ter equilíbrio. O que fiz aqui foi te explicar quais nutrientes estão presentes em alguns dos alimentos que a gente tanto consome por aqui, agora é com você saber quando e a quantidade que vai consumi-los. É importante entendermos que o modo de preparo de um alimento pode transformá-lo de saudável para calórico por conta da gordura dos óleos utilizados.
É tudo uma questão de equilíbrio. Não precisa deixar de comer nada, dá pra atingir seus objetivos se você souber exatamente o que está comendo. O básico que funciona é o arroz, feijão e ovo, mas tá a fim de um tambaqui? Ótimo, escolhe ele assado e utiliza pouca quantidade de farinha. Tá querendo um x-caboquinho? Beleza. Experimenta fazer o sanduíche usando queijo coalho, um ovo, tucumã e fritando a banana na air fryer, por exemplo, que certamente irá reduzir e muito a quantidade de calorias do alimento, sem alterar muito o sabor da iguaria. Opte pelo açaí com adoçante, adicione granola e frutas que será uma opção de alimentação bem mais saudável e nutritiva. Não dá pra tirar tudo de uma vez. A melhor dieta é aquela que está dentro da sua realidade e que você consegue seguir. Come o básico que dá certo.