Coronel Vinícius Almeida: saiba quem é o novo secretário de Segurança Pública do Amazonas

Coronel, que deixa o comando da Polícia Militar do Amazonas para assumir o cargo, substitui o general Carlos Alberto Mansur, que foi alvo de uma operação do MP e da PF.

Foto: Arquivo/SSP-AM

O Amazonas tem um novo secretário de Segurança Pública, o coronel Vinícius Almeida. O nome foi anunciado pelo governador Wilson Lima, na noite de terça-feira (29), após a exoneração do general Carlos Alberto Mansur, que foi alvo e uma operação. Saiba quem é o novo secretário.

Marcus Vinícius Oliveira de Almeida é natural de Atalaia do Norte, município do Amazonas.

Antes de ser anunciado como secretário de Segurança Pública do Amazonas exercia o cargo de comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas.

Segundo a SSP, o coronel é bacharel em Ciências de Defesa Social e Cidadania pelo Instituto de Ensino de Segurança do Pará e possui especialização em Inteligência de Estado e de Segurança Pública pela Fundação Escola Superior do Ministério Público de Minas Gerais em parceira com o Centro Universitário Newton Paiva.

Também tem curso de Aperfeiçoamento de Oficiais pela Escola Superior de Polícia Militar da Polícia Militar do Rio de Janeiro e está cursando Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul.

Experiência

Além de comandante-geral da PM, o coronel Vinícius Almeida já foi secretário de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

Na Polícia Militar, também foi Comandante da 12ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), comandante do Batalhão de Trânsito e comandante da 10ª Cicom.

Também já atuou como gerente de projetos e diretor de tecnologia da PM.

Foi, ainda, diretor de tecnologia e comunicação e do Setor de Gestão de Projetos da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança da SSP-AM.

Segundo a SSP, foi idealizador do projeto Escola Segura e Cidadão.

A secretaria informou, ainda, que o coronel possui curso de Direitos Humanos, de Operações de Choque, de Resgate de Reféns, de Combate com Armas Curtas, de Imobilizações Táticas, de Segurança de Dignitários e outras formações na área de Gestão de Projetos e Pessoas.

Mansur foi exonerado após operação

A mudança no comando da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) ocorre após a exoneração do Carlos Alberto Mansur, que foi alvo da Operação Comboio, deflagrada pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM) e a Polícia Federal, na terça-feira (29).

A operação apura indícios de irregularidades na cúpula da SSP. Além do ex-secretário, outras cinco pessoas foram alvo da operação. Na lista, estão dois capitães, um comissário, um coronel e Victor Mansur, filho do secretário.

Nas redes sociais, o coronel costuma fazer publicações sobre a rotina de trabalho. Há vídeos e fotos dele em operações policiais e recebendo homenagens.

Por G1 AM

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias
Categorias

Subscribe our newsletter

Purus ut praesent facilisi dictumst sollicitudin cubilia ridiculus.