O último homicídio relacionado a guerra entre facções, ocorreu no dia 22 de agosto, no ramal do Banco.
São 31 dias sem registrar homicídios relacionados ao crime, em Rio Preto da Eva, resultado de Operações que estão em andamento, com prisões de alvos certos, autores e executores de ambas organizações criminosas.
As ações desencadeadas nas operações, Rio Preto (primeira fase) e Paz, refletem visivelmente e podem ser percebidas na sensação de tranquilidade e segurança, comparado há meses anteriores onde existiam inúmeras ocorrências de trocas de tiros em pontos da cidade.
Neste mês de setembro, a cidade está com uma redução de 83,33% no número de homicídios em comparação ao período do mês de agosto.
Na área metropolitana de Manaus, devido as solicitações e apresentações da 3ªCIPM, demostradas por meio de planejamentos, Rio Preto da Eva foi o município que mais recebeu militares. A cidade teve um aumento de 65% no efetivo.
Vale ressaltar o trabalho da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar, que diariamente realiza ações nas ruas, com apoio de equipes enviadas pela Secretária de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM). Equipes da Rocam, Força Tática, Marte e Choque, estão na cidade.
O comandante da 3ªCIPM, Capitão Memória, informou com exclusividade ao Portal Rio Preto da Eva, que em Outubro, à cidade receberá cerca de 30 militares de diversas organizações policiais. Atualmente a companhia conta com 102 militares, entre eles, os enviados ao município.
Dados passados pelo CMT da 3ªCIPM, Capitão Memória*